O ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 destruiu um dos maiores ícones de Nova York, as Torres Gêmeas do World Trade Center. A cidade, no entanto, foi rápida para se reerguer, e área hoje em dia mais parece algo saído de um filme de ficção científica altamente futurista! A visita ao Memorial do World Trade Center e a Freedom Tower, o mais alto prédio de Nova York, é obrigatória enquanto na cidade. Damos todas as dicas aqui do que você não pode deixar de ver e como programar a sua visita. 

Como chegar no Memorial do World Trade Center

Placa de saída do metrô indicando o caminho para o memorial

O Memorial do 11 de Setembro e a Freedom Tower (o novo World Trade Center) ficam em Lower Manhattan, ou Downtown, a parte sul da ilha, onde está localizado também Wall Street e o centro financeiro. Há diversas estações de metrô e trem na região, e a mais próxima do memorial é a chamada World Trade Center, e as principais linhas e estações para chegar lá são:

• Linhas A, C, 1, 2, 3 para a estação Chambers Street

• Linhas A, C, J, Z, 2, 3, 4, ou 5 para Fulton Street

• Linha E para a estação World Trade Center

• Linha R para Rector Street

LEIA TAMBÉM:   Como ir de trem de Nova York para Boston: Dicas e passagens

• Linha R para Cortlandt Street

Se você estiver visitando a cidade pela primeira vez, vale a pena considerar os famosos ônibus panorâmicos, já que o circuito inclui a parada no memorial, e você não terá que se preocupar em navegar o complicado sistema de metrô de Nova York. Obtenha mais informações clicando aqui. 

Melhores horários para visitar visitar o Memorial do World Trade Center

O Memorial do 11 de setembro é gratuito para visitação, portanto você não precisa de ingressos programados nem esperar em nenhuma fila.

Você pode visitar a qualquer hora durante o horário de funcionamento do Memorial do World Trade Center, que vai das 7h30 às 21h, todos os dias da semana. 

O Memorial do 11 de Setembro pode ficar bastante lotado, mas há momentos em que é mais fácil dar uma boa olhada no local. Se você está tentando evitar a multidão, considere chegar o mais cedo ou mais tarde possível.  Nossa dica é visitar perto do por-do-sol, já que o número de turistas é menor, e você pode aproveitar para ver as fontes de dia e depois do anoitecer, quando estiverem iluminadas. 

O que ver no Memorial do World Trade Center

Fonte Memorial norte, onde ficava a torre norte do World Trade Center

Há duas partes para este passeio: a que é grátis, ao redor do memorial, e a paga, que inclui o Museu do 11 de Setembro e acesso ao Observatório da Freedom Tower, o mais alto observatório mas Américas. 

O Memorial do 11 de Setembro consiste das enormes fontes que foram construídas nos exatos lugares onde ficavam as antigas Torres Gêmeas. Elas têm os nomes de todas as vítimas do atentado gravadas no mármore das margens da fonte. Realmente é bastante emocionante ver de perto as fontes, e força da cachoeira formada pela água é impressionante, assim como o enorme tamanho das fontes. Dá para ter uma ideia de como as torres eram imensas! Não deixe de dar uma volta completa ao redor de pelo menos uma das fontes, assim você poderá aproveitar a vista da Freedom Tower. Não esqueça que há wifi grátis lá, o que é perfeito para postar stories e fotos no Instagram e no Facebook! 

A subida na Freedom Tower 

Vista externa da Freedom Tower, o novo World Trade Center

Apesar de ser pago, vale muito a pena subir a Freedom Tower. A vista que se tem de Nova York lá de cima e inigualável, pois dá para ver a Estátua da Liberdade, o Empire State e praticamente todos os principais pontos turísticos da cidade. Se falar que há algumas surpresas lá em cima, a começar pelo elevador, que tem uma apresentação de vídeo 3D que conta a história da cidade enquanto você sobe. Se puder, não deixe de considerar esta parte do passeio, você não irá se arrepender. 

Vista de Manhattan e do Hudson River do alto da Freedom Tower

Dentro da Freedom Tower fica também o Museu do 11 de Setembro, no subsolo, onde dá para ver pedaços originais das torres, e até mesmo carros do corpo de bombeiros que foram usados no dia do atentado. O passeio pelo museu é muito interessante e vai te fazer voltar no tempo, é certamente um dos melhores museus de Nova York, e você deve incluir no seu passeio! 

Um pouco mais ao sul do memorial fica Battery Park, na ponta da ilha de Manhattan, onde você pode ver o famoso globo que ficava na grande plaza do World Trade Center, e que foi danificado durante a queda dos prédios mas resistiu a destruição. Lá fica a Eternal Flame, ou Chama Eterna, que queima permanentemente em homenagem às vítimas daquele terrível dia. 

LEIA TAMBÉM:   Os melhores passeios e pontos turísticos de Nova York