A Cidade do Panamá é um centro de prosperidade na América Central. Devido ao seu famoso canal, que liga o Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico, uma das principais rotas marítimas do mundo, o pequeno país é sede de diversas empresas multinacionais. Com atrações que vão de arranha ceús modernos enormes ao centro histórico de imenso charme, a Cidade do Panamá é facilmente explorável em um dia. Passamos 12 horas durante uma conexão do nosso vôo lá, e damos todas as dicas do que fazer na cidade do Panamá em 1 dia. Confira!
O Aeroporto da Cidade do Panamá
O aeroporto da Cidade do Panamá é um dos principais da América Central, e também um dos maiores. Apesar da distância do aeroporto para o centro, que é de em torno de 20km, há duas formas de sair de lá para explorar a cidade. Você pode pegar um taxi, e fazer a visitação de todos os pontos sozinho, ou você pode comprar um passeio com saída do aeroporto, que vai até o Canal do Panamá, o Mercado de Artesanias do Panamá (artesanato), e por fim passa pelo Casco Viejo, que é o centro histórico e boêmio da cidade.
Nós resolvemos optar pela segunda opção, mas, como o passeio era de apenas 4 horas, e nós tínhamos que procurar o que fazer na cidade do Panamá em 1 dia, negociamos com o motorista do passeio que iríamos ficar no Casco Viejo para explorar mais um pouco, e, em seguida, continuar nosso passeio sozinhos, pegando um taxi no final do dia de volta para o aeroporto. Esta opção sai um pouco mais cara, pois envolve o pagamento do passeio (30 dólares), mais dois taxis, custando 25 dólares cada. Se você quer economizar, pode pegar o taxi (ou um ônibus municipal) até o centro, e lá embarcar no ônibus panorâmico (que você pode comprar clicando aqui). O ônibus panorâmico passa por todas as atrações da cidade, e é uma ótima opção para quem quer economizar e ver mais do lugar, pois oferece subidas e descidas ilimitadas.
O passeio com saída do aeroporto pode ser comprado lá mesmo, no dia, e tem partida de uma em uma hora. O balcão da empresa que negocia os passeios fica localizado no andar inferior, uma vez que você esteja no desembarque, pode pegar a escada rolante e procurar o balcão de cor preta e verde.
Ao entrar na Cidade do Panamá vindo do aeroporto você verá algumas paisagens modernas impressionantes:
O que ver na cidade do Panamá em 1 dia
Visitando o Canal do Panamá
Nossa primeira parada foi no famoso Canal do Panamá. A visita ao Canal do Panamá, o grande orgulho da pequena nação centro-americana, é algo que você não pode deixar de fazer na cidade do Panamá em 1 dia. O canal tem 71km de extensão, mas a visita turística é concentrada na parte do canal que fica mais perto da cidade, e lá há um museu bastante interessante, além de uma plataforma de observação.
No museu, você poderá ver exibições sobre a construção do canal e sobre a fauna e flora do país, que são espetaculares, além de um filme (em inglês e espanhol), que é bastante educativo. O filme conta a história fascinante (e conturbada) do canal, que é um dos maiores projetos de engenharia do mundo, construído com a ajuda dos Estados Unidos. Com duração de mais ou menos 20 minutos, o filme tem exibições em inglês e espanhol. Basta ver na tela do lado de fora o horário da próxima sessão, e entrar na fila (as entradas para o cinema e o museu estão incluídas no valor da entrada).
Com sorte, durante a visita ao Canal do Panamá, você poderá ver os imensos navios passando pelas comportas, além dos pequenos trenzinhos que correm ao lado deles, e servem para balancear as embarcações, e evitar que eles batam nas bordas do canal.
O canal fica bem próximo do centro antigo, e também do aeroporto, e está incluído na rota do ônibus panorâmico, que você pode comprar clicando aqui.
Casco Viejo
Se você está procurando algo para ver na cidade do Panamá em 1 dia, o Casco Viejo não pode ficar de fora do seu roteiro
No Casco Viejo é o bairro histórico da cidade do Panamá, onde você encontra a arquitetura colonial mais espetacular do lugar. A cidadela foi construída depois da quase total destruição de Panama Viejo, sobre o qual iremos falar a seguir, que foi onde os primeiros colonos espanhóis se instalaram, pelo famoso comandante/pirata Henry Morgan, do Reino Unido.
No Casco Viejo, o principal destino turístico da Cidade do Panamá, depois do Canal do Panamá, você encontra inúmeros prédios de importância histórica, como a Igreja de San Jose, a Catedral e a Plaza Bolivar, que tem prédios belíssimos, a exemplo do Ministério das Relações Exteriores (Palácio Bolivar).
Catedral é linda, e não pode deixar de ser conferida:
Dica: caminhe para as ruas à direita da Plaza Bolívar, a caminho da água. De lá se tem uma vista fenomenal do centro moderno da Cidade do Panamá, e também de uma praia, além de diversos prédios governamentais de arquitetura antiga.
O Casco Viejo é belíssimo, e você pode facilmente passar uma tarde inteira explorando as suas ruas de edifícios de cores vibrantes, e cheios de história.
Lá, você encontra também inúmeros bares e restaurantes, a exemplo do Diablicos, onde paramos para comer. O restaurante, que serve comida tradicional panamenha de primeiríssima qualidade, tem uma decoração espetacular. Os preços não são tão altos, e você pode esperar pagar em torno de 12 a 18 dólares por um prato principal. Se você resistir o calor, pode sentar do lado de fora e aproveitar a vista que o restaurante tem dos seus belos arredores.
Panama Viejo
Panama Viejo é uma área da Cidade do Panamá onde se encontram as ruínas do primeiro povoado que os colonos espanhóis formaram no país.
De imensa importância histórica, Panama Viejo era o principal ponto de partida para varias expedições espanholas para o Peru e outros países da América do Sul, e era de lá que o ouro e a prata tomados destes países eram enviados para a Espanha.
O pirata galês Henry Morgan invadiu Panama Viejo com milhares de homens, e a destruiu por volta de Janeiro de 1671, o que levou a população a iniciar a construção de uma outra cidade, onde se encontra atualmente o Casco Viejo, sobre o qual falamos acima.
Lá, você poderá ver as ruínas da antiga catedral (e subir as escadas até o topo da torre do sino, de onde se tem uma vista maravilhosa de toda Cidade do Panamá), além das ruínas de outros prédios importantes, como o antigo hospital e outras igrejas. O transporte pelas ruínas é feito a bordo de um pequeno ônibus, e você pode saltar em qualquer ponto que preferir. Há também um museu que conta a história da cidade, e você pode comprar o ingresso que inclui entrada no museu e nas ruínas por US$14,00 dólares.
Panama Viejo é algo que você não pode deixar de ver na cidade do Panamá em 1 dia. O ônibus panorâmico passa por lá, e você pode também pegar um taxi até a atração, se preferir. Como este ponto turístico da Cidade do Panamá fica no caminho para o aeroporto, talvez seja deixar melhor a visita à atração por último, assim você pode tomar um taxi de lá até o aeroporto, que sai em torno de US$25,00.
Clique aqui para obter mais informações sobre o passeio no ônibus panorâmico.