A prisão de Alcatraz, conhecida no mundo inteiro, atrai milhares de turistas que visitam São Francisco todos os anos. Localizada a apenas 10 minutos de barco da cidade, a ida a Alcatraz é um dos passeios mais procurados da Califórnia, e a experiência de estar lá é incomparável (assim como são as paisagens de São Francisco que podem ser vistas lá do alto). De prisão de segurança máxima a base militar, Alcatraz teve um papel importante na história dos Estados Unidos, e continua fascinando até hoje. Fizemos o passeio até Alcatraz (em um dia de chuva, o que atrapalhou um pouco) e damos todas as dicas aqui. Confira as fotos exclusivas, o que ver em Alcatraz e como chegar lá!

 

Como ir a Alcatraz

O passeio a Alcatraz tem início no píer 33, de onde partem todos os barcos autorizados a ir até a ilha. O píer 33 fica próximo de vários pontos turísticos famosos da cidade, como Fishermans Wharf e o Píer 39. Dependendo de onde estiver hospedado, dá para pegar o bonde ou andar, já que Union Square, onde estão os principais hotéis de São Francisco, fica a meia hora de caminhada de lá.

A excursão é organizada por uma única empresa autorizada a fazer o translado de passageiros. No final do artigo explicamos como comprar o passeio até Alcatraz.

 

 

Ao chegar ao Píer 33, no horário do seu ingresso (por causa da alta demanda, independente da época do ano, os ingressos devem ser comprados com antecedência) você deve caminhar até a fila de embarque e checar a placa que indica qual o horário do grupo que está embarcando naquele momento. É recomendável chegar pelo menos 20 minutos antes, para fazer o check-in antes de embarcar.

LEIA TAMBÉM:   Black Friday, o maior dia de promoções do comércio americano

O transporte até a ilha é feito em um ferry com amplo espaço e dois andares. Uma vez a bordo, bebidas e comidas são vendidas, mas, como a viagem é muito rápida, pode ser que não valha a pena perder tempo lá dentro, mas sim, ir para o convés, de preferência para o andar do topo, de onde se tem as melhores vistas de São Francisco e da ilha ao partir.

Quando descer do ferry, ao chegar em Alcatraz, preste atenção na placa que indica os horários da volta para São Francisco, já que há um intervalo de 30 a 40 minutos entre cada um dos barcos. Assim você programa a sua visita de forma a não ter que esperar muito tempo por outro ferry pra voltar.

 

 

O que ver em Alcatraz

A ilha é extensa e tem vários pontos de interesse, incluindo uma trilha. O prédio em destaque no topo da ilha é a Cellhouse, ou Casa das Celas, a parte principal do passeio em Alcatraz. Na subida, passa-se por várias estruturas que fazem parte do complexo, como o Officers’ Club, que era onde os oficiais que trabalhavam na ilha se encontravam. Existia uma espécie de colônia de oficiais e familiares morando em Alcatraz permanentemente! Você ouvirá falar do Officers’ Club novamente durante a visita a Cellhouse, que é narrada por um guia de áudio, disponível em português, o que é ótimo. Durante a narrativa, um dos prisioneiros fala sobre como era difícil estar preso lá e ouvir as vozes e a música vindas do clube, especialmente durante confraternizações, como as de fim de ano.

LEIA TAMBÉM:   Conheça os bairros estrangeiros de Nova York

Outros dois edifícios importantes vistos na subida para a prisão são a Powerhouse, onde a eletricidade de Alcatraz é produzida até hoje, e a antiga mortuária, ou Morgue, em inglês.

 

 

Cellhouse

A Cellhouse, onde ficavam as celas dos prisioneiros mais notórios de Alcatraz, era onde tudo acontecia, e palco das histórias mais famosas da prisão.

Ao chegar, avista-se um sinal indicando onde retirar os guias de áudio, que são grátis e incluídos no preço do passeio. É só falar para atendente que sua língua de preferência é português, e ela indicará onde pegar o seu guia. Aperte o botão verde e siga as instruções do guia, que contará histórias do passado da prisão e lhe guiará pelo prédio com a ajuda de placas espalhadas por lá.

Os pontos imperdíveis desta parte do passeio são: as solitárias, a Área de Controle (o pátio na frente tem a vista mais espetacular de São Francisco que você terá na ilha), e a cela de número 101, de onde três prisioneiros escaparam, os únicos a conseguir sair de lá em toda história da prisão. Um dos buracos através do qual eles fugiram foi mantido intacto!

LEIA TAMBÉM:   Melhores passeios e pontos turísticos de Las Vegas

Outro ponto alto da visita é quando o guia conta a história da Batalha de Alcatraz, durante a qual prisioneiros se rebelaram e se apoderaram de armas, resultando numa invasão do exército americano.

 

 

Como comprar ingressos para Alcatraz

 

Os ingressos para Alcatraz são vendidos online, e é sempre recomendável comprar com o máximo de antecedência possível, já que as entradas são limitadas, e é praticamente impossível achar bilhetes na hora!

A empresa de alcance mundial Viator, vende os ingressos através do nosso website em parceria. O processo de compra é simples, e você recebe a confirmação por email e vê os preços em reais. Basta imprimir o voucher e apresentá-lo no dia do passeio. Clique aqui para ver a página e pesquisar preços.

Esperamos que tenha gostado do artigo! Não deixe de conferir a nossa seleção completa dos principais pontos turísticos de São Francisco.